segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Lá vem o carnaval!



Pois é, lá vem ele. Não posso ser considerado um folião mas acho uma festa bonita, gosto muito da tradição que Pernambuco tem em ritmos e música, do folclore, muito fortes. Quem nunca sentiu a batida de um maracatu de perto não faz idéia da força que ele tem. É bonito de ver, de sentir. Mas realmente não gosto de estar no meio do povão, suando, dançando (não sei dançar...), derretendo debaixo de um sol impiedoso. É, pode ser preguiça, comodidade, sei lá. Mea culpa, reconheço isso, mas não é pra mim. Sou mais caseiro, mais quieto em relação a isso. O que me incomoda mesmo é que fui nascer e morar na ciadade onde sai o Galo da Madrugada. Vocês que não são daqui e nunca vieram pra vê-lo passar não fazem idéia da coisa.

Quando vai chegando o dia do início oficial do carnaval, a cidade vai entrando num estado de bagunça generalizada. E pra piorar, trabalho bem no centro da cidade, onde o Galo tem a maior concentração de gente e onde ele passa mais tempo. Semana passada começaram a armar as arquibancadas e toda infra-estrutura pra abrigar o bloco e seus seguidores e tudo vira uma zona sem tamanho. Ônibus demoram, tem que se andar pela rua, já que as calçadas estão ocupadas, sujeira, bagunça (mais do que o normal) e quanto mais perto vai chegando o dia, pior vai ficando. Se eu não trabalhasse no centro provavelmente não estaria escrevendo isso, mas é lá que estou. É nessas horas que queria ser muito rico pra ir pra bem longe do Galo.

Veja bem, não odeio o carnaval, pelo contrário, mas a bagunça que a cidade vira, realmente me incomoda. Mas fico feliz em ver o povo tendo um pouco de diversão gratúita, em ver que nossas tradições ainda lutam pra não morrer e cada vez mais há um reconhecimento da população da importância dela. E viva o carnaval (pra quem gosta)!

Nenhum comentário: